Guia
O que é Prótese de Tornozelo?
A prótese de tornozelo é um dispositivo de substituição articular para a articulação do tornozelo. É utilizado em pacientes que apresentam artrose terminal do tornozelo.
Relembrando que a artrose é o desgaste da cartilagem da articulação que pode afetar a cartilagem da tíbia e do tálus. A indicação da prótese se dará então, quando há destruição completa da articulação, em que o único método de tratamento que possa reparar a dor e manter o movimento é a substituição da articulação por uma prótese.
Prótese de Tornozelo: Cirurgia
A cirurgia de prótese de tornozelo foi feita para tratar a artrose, uma doença desenvolvida pelo desgaste da cartilagem da articulação. Ela é considerada pós traumática, pois surge após uma entorse, contusão ou fratura do local, por exemplo, e atinge em sua maioria os pacientes mais jovens.
Seus sintomas iniciais são dor e rigidez, seguido de inchaços, limitações e incômodos até mesmo quando se está em repouso.
A artrose do tornozelo é diferente de uma artrose no joelho ou no quadril, pois essas surgem mais em idosos devido ao desgaste desenvolvido pelo tempo de vida, e não por traumas acidentais.
Essa doença possui vários tratamentos não cirúrgicos, como fisioterapia, medicamentos, exercícios físicos, infiltrações, entre outros, os que chamamos de tratamentos conservadores.
Quando a artrose entra em estado mais severo, onde os cuidados citados acima não funcionam mais, existem dois tipos de procedimentos cirúrgicos para tratar essa doença:
- Artrodese do tornozelo: uma fusão da articulação, onde é feita a união de um osso ao outro, aliviando a dor e permitindo que o paciente caminhe melhor, porém com algumas limitações como para descer ou subir escadas. Neste, a articulação é sacrificada e há a perda do movimento.
- Cirurgia de Prótese de tornozelo: tratamento inovador que começou após a chegada de uma prótese dos Estados Unidos em 2018, chamada Infinity, e é sobre ela que iremos falar mais detalhes aqui neste conteúdo. Tire todas as suas dúvidas e conheça um pouco sobre um dos cirurgiões brasileiros que mais realiza esse tratamento cirúrgico para o tornozelo com alto nível de eficiência e satisfação dos pacientes.
Como é feita a Cirurgia da Prótese de Tornozelo?
A também chamada Artroplastia do Tornozelo, é um procedimento cirúrgico realizado para o desgaste da articulação entre o osso que se chamam Tíbia e o Tálus.
Nela, a articulação doente é substituída por uma prótese metálica super-resistente feita de cromo cobalto e polietileno, recuperando o movimento e aliviando as dores no local. Veja o vídeo abaixo para saber mais detalhes:
O paciente permanece no hospital por 1 a 2 dias após a realização da cirurgia na qual é feito um corte na parte da frente do tornozelo sob anestesia, para substituição da cartilagem pela prótese.
Para quem é indicada a prótese de tornozelo?
A cirurgia de prótese de tornozelo é indicada para pacientes cujo tornozelo sofreu algum trauma e para este, não existe mais tratamentos não cirúrgicos. Este paciente sente dores no local, perda de movimentos, perda de qualidade de vida e a única solução é a cirurgia.
Sendo assim, para tratar esse desgaste ou a artrose do tornozelo, é realizada a cirurgia de artroplastia do tornozelo, colocando a prótese e devolvendo não apenas o movimento aos pés, mas sim, uma nova qualidade de vida!
Suas contraindicações são para pacientes que apresentem infecção óssea ativa ou recente, necrose avascular, doença de Charcot, lesões severas de partes moles da perna e tornozelo, disfunção sensorial ou motora da perna ou pé, alcoólatras e fumantes.
Próteses de tornozelo mais modernas
As próteses de tornozelos mais modernas são feitas de 3 componentes: tibial, intermediário de polietileno e Talar. O componente tibial que se conecta a tíbia, e o componente talar que se conecta ao Tálus, são feitos de ligas metálicas, sendo na maioria das vezes utilizado cromo e cobalto com superfície porosa de contato com o osso, integrando assim o osso à prótese.
O dispositivo intermediário é de material plástico chamado de polietileno que é altamente irradiado para a melhora da sua durabilidade.
Modelos de Prótese de Tornozelo
A prótese de tornozelo possui vários modelos comercializados ao redor do mundo, entre eles, modelo Cadence, Vantage e Infinity, que representam as próteses de 4ª geração, sendo as mais desenvolvidas do mundo.
No Brasil, atualmente, temos o modelo Infinity, que é uma prótese utilizada para Artoplastia primária, ou seja, para pacientes com artrose que nunca foram submetidos à prótese anteriormente. A prótese Inbone II, também disponível no Brasil, é uma prótese de revisão que é utilizada em casos de substituição de uma prótese já existente, devido alguns motivos como: desgaste da prótese, falha da sustentação ligamentar ou do suporte ósseo.
Outros modelos de próteses de tornozelo de gerações anteriores ainda são muito comercializados no mundo como a prótese H2 da Integra e a prótese Star, sendo essas as próteses com maior seguimento na literatura. As próteses H2 e Star são as próteses que mais representam o tempo de duração da protese de tornozelo atualmente. Esse tempo pode superar 10 anos em mais de 90% dos pacientes nos estudos mais modernos.
Benefícios da prótese de tornozelo:
- A articulação é preservada, mantendo seu movimento normal (diferente da artrodese).
- Promove uma melhor qualidade de vida, pois o paciente mantém o movimento da região, realizando atividades do dia a dia com flexibilidade da articulação.
- Possui alta durabilidade, sendo de 10 anos em cerca de 90% dos pacientes, mas, já presenciado paciente com 30 anos de prótese de tornozelo.
Após a cirurgia o paciente pode fazer atividade física?
Após a Artroplastia do Tornozelo, uma avaliação médica deverá ser feita para liberação de atividades físicas e até mesmo de tarefas comuns do dia a dia que dependam do esforço do local tratado. Essa liberação é progressiva e depende da gravidade da artrose desenvolvida no tornozelo, iniciando com as mais leves de baixa demanda e menor impacto.
Os cuidados pós cirúrgicos do paciente também serão levados em consideração, uma vez que sua recuperação dependerá disso. Repouso, acompanhamento médico e reabilitação, são alguns desses cuidados que o cirurgião irá indicar.
Tipos de Prótese do tornozelo
A prótese utilizada na cirurgia é a metálica, até o momento a única utilizada para esta finalidade e com altos níveis de eficiência. Ela é composta por 3 componentes: o componente tibial, que substitui a cartilagem da tíbia, o componente talar, que substitui a cartilagem do talus e o polietileno, componente intermediário que fica entre os dois últimos componentes.
Prótese de tornozelo: Tempo de Recuperação da Cirurgia
Por um período de 20-30 dias há a imobilização removível do local com elevação do pé e perna até a retirada dos pontos, em seguida é avaliado o quadro evolutivo de cada paciente.
Em cerca de 3 meses o paciente já poderá voltar à suas atividades normais, podendo ser indicado reabilitações, fisioterapias, entre outros exercícios durante esse processo e mediante as necessidades de cada paciente.
Quanto Tempo Dura a Prótese de Tornozelo?
A prótese de tornozelo já possui sobrevida similar às próteses de joelho e quadril na literatura, podendo até mesmo superar 90% de sobrevida em 10 anos, de acordo com os estudos de próteses de 3ª e 4ª geração. A prótese com a maior sobrevida documentada na literatura é a prótese Star.
As próteses de 4ª geração citadas acima, prometem apresentar sobrevida ainda superior, por tentar replicar de maneira mais fidedigna possível a anatomia e a biomecânica do tornozelo, fazendo com que os pacientes se beneficiem da prótese por mais anos.
Qual valor de uma Prótese de tornozelo
O valor da Prótese de Tornozelo pode custar até mais de 40 mil reais, isso dependerá do especialista escolhido, sua região e a qualidade dos materiais utilizados. Por ser um procedimento regulamentado pela ANS, as operadoras de saúde cobrem esse procedimento. A compra direta, particular desse dispositivo, não tem um preço baixo, pois existem poucos concorrentes no mercado.
Lesão do ligamento ou quebra do tornozelo: precisa de cirurgia?
Tanto a lesão do ligamento do tornozelo quanto a sua quebra, podem ser tratadas por meio de fisioterapia e tratamentos conservadores. Apenas em casos mais graves o tratamento será feito através de cirurgia. Isso não quer dizer de imediato, que a cirurgia realizada será a de prótese de tornozelo. Ela é apenas para casos de desgaste grave da articulação, como explicamos anteriormente neste blog. Fraturas e Ligamentos, quando tem indicação cirúrgica, são tratados com cirurgias diferentes.
Caso você tenha sofrido algum acidente com seu tornozelo e as dores e inchaços não pararem, agende sua avaliação.
Prótese de Tornozelo no Brasil: onde fazer?
A cirurgia de prótese do tornozelo é ainda um assunto novo, mas, já contamos com diversos especialistas ao redor do país. O Dr. Tiago Baumfeld é especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo e atua em Belo Horizonte, Minas Gerais, sendo um dos médicos que mais realiza Artroplastia do Tornozelo no Brasil
Prótese do Tornozelo pelo SUS
Até a presente data, infelizmente, não há disponibilização dessa cirurgia pelo Sistema Único de Saúde. O caminho para quem não tem convênios e deseja realizar essa cirurgia é se filiar a algum convenio ou viabilizar financeiramente a cirurgia de forma particular.
Se você precisa realizar uma Prótese de Tornozelo ou ainda existir alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato para agendar uma consulta, Agende sua avaliação aqui.
Compartilhe esse blog
veja mais conteúdo:
Cirurgia Robótica nos Pés: Veja Como Funciona
A cirurgia robótica utiliza braços robóticos controlados por cirurgiões experientes, que operam de forma mais precisa do que as mãos…
Fisioterapia para os Pés: Como Funciona e Onde Fazer?
A fisioterapia para os pés é um tratamento essencial para quem sofre com dores ou desconfortos nos pés e tornozelos, condições que podem…