Ortopedia Pediátrica em BH: Quando procurar um especialista?
A ortopedia pediátrica é uma área fundamental da medicina que cuida da saúde musculoesquelética de crianças e adolescentes…
Você já deve ter ouvido o termo “olho de peixe no pé”. Sim, esse termo é popularmente usado para se referir ao cravo no pé ou na maioria das vezes uma verruga plantar.
Cravo no pé ou verruga no pé, conhecidos clinicamente como verrugas plantares, são questões de saúde comuns que podem afetar pessoas de todas as idades. Essas lesões cutâneas podem causar desconforto e preocupação, afetando a confiança e a mobilidade. Se você está buscando informações sobre os sintomas das verrugas plantares, você veio ao lugar certo. Neste guia abrangente, exploraremos em detalhes o que são as verrugas plantares, como elas se diferenciam de outros problemas de pele e quais são os sintomas característicos que você deve estar atento.
A verruga plantar ou cravo plantar é uma lesão da pele que ocorre na planta dos pés, normalmente na região das “cabeças” dos metatarsos, na parte de trás dos dedos. Essas verrugas podem não apresentar sintomas ou em alguns casos serem extremamente dolorosas.
A verruga plantar, também conhecida como cravo no pé, é uma lesão cutânea que ocorre na planta dos pés, mais especificamente na camada mais externa da pele chamada epiderme e é comum em áreas de pressão nos pés, como a região dos calcanhares e a parte anterior da sola. Essas verrugas podem variar em tamanho e aparência, sendo geralmente planas, endurecidas e com pequenos pontos pretos no centro, que são vasos sanguíneos coagulados.
Se você está preocupado com verrugas plantares ou quer entender melhor os sintomas dessas lesões cutâneas, continue lendo e absorva informações confiáveis e esclarecedoras, para que você possa tomar as melhores decisões sobre sua saúde podal.
O aparecimento da verruga plantar é viral, causada por um vírus chamado HPV, que também é causador de outros tipos de infecções na cavidade oral. Esse vírus é conhecido por ser uma doença sexualmente transmissível.
No pé o contágio pelo HPV ocorre preferencialmente em locais úmidos e quentes, como piscinas e saunas, e o indivíduo caminha com o pé no chão sem proteção, acarretando no contato com o vírus.
O vírus é transmitido através do contato direto com a pele infectada ou objetos contaminados. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido, cortes na pele ou que andam descalças em locais úmidos e quentes têm maior risco de contrair o vírus.
O HPV é um vírus que pode causar verrugas em qualquer parte do corpo, incluindo os pés. Existem mais de 100 tipos de HPV, mas apenas alguns causam verrugas nos pés. O vírus hpv no pé é altamente contagioso e pode ser transmitido através do contato direto com a pele infectada ou objetos contaminados.
A maioria das pessoas pode perceber o início da verruga pela formação de uma área mais áspera no pé, que inicialmente poderá ser pouco dolorosa ou até mesmo assintomática. Em alguns outros casos a dor é extrema, fazendo com que o paciente tenha dificuldade em caminhar, usar calçados e realizar atividades simples do dia a dia.
Os sintomas de verruga plantar incluem uma lesão de cor clara ou escura na sola do pé, com uma superfície áspera e dura. A verruga pode ser dolorosa ao caminhar e pode ter pequenas pontas pretas no centro. Em alguns casos, a verruga pode se espalhar para outras partes do pé.
O diagnóstico é clínico. É muito importante que ele seja diferenciado de outro diagnóstico como o de calosidade plantar.
Não são necessários exames de imagem para aprofundar o diagnóstico, exceto no contexto da calosidade em que a radiografia é de grande valia.
A calosidade plantar é uma região mais áspera da planta dos pés que se forma em alguma área de aumento de pressão, e que ocorre em uma região muito similar da verruga plantar.
A diferenciação entre as duas doenças é feita pelo ortopedista. Normalmente, o diagnóstico preciso é obtido pela observação da posição da lesão e do exame físico. As verrugas plantares geralmente não se localizam sob as cabeças dos metatarsos e doem na compressão lateral da verruga no pé, enquanto as calosidades se localizam sob as cabeças metatarsais e doem sob a compressão do osso plantarmente.
O tratamento deve ser realizado somente em pacientes que tenham incômodo estético ou dor incapacitante. Na maioria dos casos essa doença é autolimitada, desaparecendo sem tratamento.
O tratamento mais comum, quando necessário, é a utilização de compostos e adesivos de ácido acetilsalicílico que atuam no desbridamento da verruga e remoção do vírus. Em alguns casos, quando esta primeira técnica não é eficaz, poderão ser usados dispositivos de crioterapia em que as verrugas são congeladas e posteriormente retiradas, ou terapias a laser.
Em casos extremamente refratários, ou seja, quem não alcança a melhora da doença apesar de vários tratamentos, a cirurgia poderá ser indicada. Em tese é uma cirurgia relativamente simples, que consiste na remoção das verrugas e na realização de pontos no local. O tempo de reabilitação é curto, em torno de 3 semanas.
Para uma visão mais completa, recomendamos explorar nossos outros conteúdos mais acessados relacionados a este tema:
Um Ortopedista especialista em lesões do Pé e Tornozelo pode ajudar a diagnosticar e tratar cravos nos pés. Em Belo Horizonte, o Dr. Tiago Baumfeld atua como Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo.
Se tiver mais dúvidas sobre esse tema, entre em contato ou agende sua consulta.
A ortopedia pediátrica é uma área fundamental da medicina que cuida da saúde musculoesquelética de crianças e adolescentes…
Lesões ortopédicas podem acontecer a qualquer momento e, em muitos casos, exigem atendimento rápido para evitar complicações…
LOCAIS DE ATENDIMENTO:
Av. do Contorno, 9530 - Barro Preto, BH - MG
R. da Bahia, 2696/1601 - Lourdes, BH - MG
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados – Tiago Baumfeld | Desenvolvido por MS Marketing