Artroplastia do tornozelo: o que é, quando é indicada, e pós-operatório

Guia

Exame de imagem para artroplastia do tornozelo

O que é Artroplastia do Tornozelo

A Artroplastia do tornozelo é um procedimento de substituição articular na qual as estruturas que possuem artrose ou desgaste, são ressecadas, retiradas e posicionadas estruturas sintéticas para substituir aquela articulação.

No caso do tornozelo o procedimento é feito utilizando um material metálico que recobre o Tálus e um componente que fica no meio intermediário chamado de polietileno, que é preso ao componente tibial.

Artroplastia do Tornozelo com Implante

Os implantes utilizados na artroplastia do tornozelo são fabricados por diversas empresas ao redor do mundo. As três empresas que comercializam as próteses hoje no Brasil disponibilizam os modelos Corin, Taric e Infinity para artroplastias primárias.

Para revisão só existe um modelo comercializado no Brasil que é o modelo Inbone II. Os modelos Taric e Corin são modelos mais antigos denominados Mobile Bearing, no qual o componente Intermediário de polietileno não é fixo ao componente Tibial.

As próteses Inbone II e Infinity são mais modernas e por isso têm o componente de polietileno fixo ao componente tibial, chamadas de Fixed Bearing. Aqui você pode ver fotos de alguns modelos de prótese do tornozelo.

Imagem da artroplastia do tonozelo com implante

Artroplastia Total do Tornozelo

As artroplastias do tornozelo realizadas ao redor do mundo são sempre totais. Portanto, não há disponibilidade de artroplastia parcial ou implantes parciais para o tornozelo.

Existem casos muito selecionados de próteses de Tálus total para pacientes que sofreram sua perda em algum acidente ou diagnosticados com a osteonecrose severa do Tálus, no qual o osso é inteiro substituído, não substituindo assim a tíbia e sendo uma prótese “parcial” do tornozelo, ou Prótese de Tálus Total.

Qual Preço da Artroplastia?

O valor da artroplastia pode variar de acordo com o hospital, região, implantes a serem selecionados e a equipe que realizará o procedimento.

Infelizmente hoje no Brasil a prótese de tornozelo não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas para o benefício de vários pacientes, a artroplastia do tornozelo se encaixa no procedimento que está no roll da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por isso os convênios são obrigados a arcar os custos da prótese, possibilitando que inúmeros pacientes se beneficiem desse procedimento.

O valor particular da prótese de tornozelo, dependendo do modelo utilizado, pode superar o valor de 50 mil reais.

Recuperação da Artroplastia do Tornozelo?

A recuperação da artroplastia é considerada mais lenta, diferentemente das próteses do joelho e quadril, no qual o apoio (pisar no chão) é estimulado desde o primeiro dia. Na prótese de tornozelo isso não pode acontecer, principalmente pelo acesso cirúrgico que é feito para a implantação da prótese.

A abertura do tornozelo na parte da frente faz com que a pele fique em risco. Imobilização com tala gessada e ficar sem pisar no chão são medidas fundamentais para a cicatrização da ferida para que o paciente obtenha bons resultados.

Esse período sem apoio imobilizado com trocas de curativos semanais, pode variar de quatro a seis semanas.

Após a cicatrização da pele, a reabilitação mais agressiva e funcional é implementada, com início da marcha e amplitude de movimento, ganho de musculatura, trabalho de propriocepção, equilíbrio e todas as atividades do dia a dia.

Aos três meses bons resultados funcionais já são observados com controle de dor e padrão funcional, mas obviamente essa readaptação continuará até o sexto mês quando o paciente consegue observar os melhores resultados da artroplastia do tornozelo.

Imagem da cirurgia de artroplastia no tornozelo

Se você precisa realizar uma  Prótese de Tornozelo ou ainda existir alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato para agendar uma consulta, Agende sua avaliação aqui.

Compartilhe esse blog

veja mais conteúdo: