Informações ao Paciente

Protocolo de Alfredson para Tendinopatia Insercional do Tendão de Aquiles (Em termos leigos: Tendinite do Aquiles)

O Protocolo de Exercícios desenvolvido por Alfredson para o tratamento da Tendinopatia Insercional do Tendão de Aquiles consiste em realizar exercícios excênctricos para a musculatura da Panturrilha.

Mas o que são exercícios excêntricos?

Exercícios excêntricos são aqueles nos quais a musculatura é exigida (realizado contração) ao mesmo tempo em que os pontos entre sua origem e sua inserção aumentam, ou seja no momento em que a musculatura está ‘aumentando’ de tamanho. No caso da panturrilha, isso ocorre no momento em que estamos na ponta dos pés e iniciamos a descida em direção ao solo.

Como é o Protocolo?

O exercício começa com o paciente na ponta do pé doente (A), posição que deve ser alcançada subindo com o pé sem dor (outro pé, o não doente). O paciente coloca todo o peso do corpo durante a descida até o calcanhar chegar ao nível do solo (encostar no chão). A descida deve ser realizada com o joelho esticado (B) por quinze vezes e depois por quinze vezes com o joelho dobrado (C). Tempo de descida: 5 a 7 segundos.

 

Devem ser feitas 180 repetições por dia, divididas em 2 sessões de 90 repetições no dia: 3 séries de 15 descidas com joelho esticado (estendido) e 3 séries de 15 descidas com joelho dobrado (fletido).

Quanto tempo dura o tratamento?

Os exercícios devem ser feitos todos os dias da semana por 90 dias (3 meses) consecutivos.

Pode parecer muito tempo, mas é a persistência que irá melhorar o seu tendão.

Como devo me sentir ao final de um ciclo de exercícios?

O objetivo é terminar a sessão com dor/sensação de fadiga na panturrilha e no tendão. Para isso, você deve aumentar a carga do exercício utilizando anilhas, mochilas ou pesos (exemplo na figura C) para que essa sensação seja alcançada no final de cada sessão. Aumentar em 5 quilos o peso carregado, caso o exercício não esteja mais gerando desconforto.

 

Se você tem dificuldade para fazer os exercícios regularmente, faça o download do diário de exercícios. Marque as datas realizadas e leve em consulta.

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