Cisto sinovial no pé: causas, sintomas e tratamentos.

Guia

O que é Cisto Sinovial?

O cisto sinovial é o tumor benigno de partes moles mais comum do corpo.

Ele tem como característica o formato de uma bolsa cheia de líquido sinovial que se forma ao redor das articulações.

A sinóvia é uma membrana que envolve as articulações e determina um espaço fechado no qual está contido o líquido sinovial que é o líquido que tem a função de lubrificar as articulações, favorecendo o deslizamento entre as superfícies articulares.

Quando parte da sinóvia sofre uma herniação (buraco que comunica uma cavidade a outra) o líquido sinovial acaba escapando e se acumula em outra região.

Na grande maioria das vezes, o líquido é encontrado perto da pele, formando uma nodulação palpável, cheia de líquido, chamada de Cisto Sinovial.

 

fotos de cisto sinovial no pé

Cisto Sinovial Pé

O cisto no pé é muito comum, embora sua maior ocorrência seja nas mãos. Este tumor pode se localizar ao lado de diversas articulações do Pé (e são muitas!) como as articulações subtalar, do tornozelo e talonavicular.

Diagnóstico de cisto sinovial

O diagnóstico do cisto sinovial é clinico, não necessitando, portanto, de exames de imagem devido às suas características clássicas. A ultrassonografia ou ressonância magnética poderá ser solicitada em casos onde o especialista necessite de uma avaliação mais precisa quanto ao tamanho, profundidade e relação do cisto com as outras estruturas. Ou seja, na maioria das vezes os exames só são solicitados nos casos de dúvida diagnóstica ou planejamento cirúrgico.

imagem das regiões do pé

Cisto no Tornozelo

O Cisto sinovial no tornozelo normalmente ocorre na região lateral da articulação. Muitas vezes esse cisto se torna palpável e passa a incomodar o paciente para usar calçados. A consistência macia do cisto nessa região deve ser diferenciada de um acúmulo de gordura nessa região, que é extremamente comum.

Cisto artrossinovial no pé

O nome cisto artrossinovial no pé é um sinônimo de cisto sinovial no pé. O sufixo artro- vem de articulação; -sinovial vem de sinovia. Portanto, essa palavra quer dizer um de um cisto da sinóvia da articulação.

 

A propósito, a sinóvia é uma fina membrana que envolve nossas articulações. Ela é rica em vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Nódulo no pé

Nem todo nódulo no pé é um cisto sinovial. Um nódulo em si, até que se prove o contrário, é um tumor que merece investigação médica para definir a benignidade ou não do quadro. Os cistos são um tipo de tumor de partes moles que pode ser encontrado no pé. Normalmente eles têm consistência macia e são móveis.

Sintomas

O sintoma geralmente relatado é o aparecimento de um nódulo ao redor do pé ou tornozelo, tendo por característica uma consistência elástica, macia e móvel. Na maioria dos casos o cisto é indolor, porém, em casos onde o nódulo começa a pressionar alguma estrutura adjacente como tendão, nervo, músculo ou vaso, ocorrerá consequentemente o aparecimento de dores, perdas de sensibilidade, sensação de formigamento, dentre outros.

Além disso, o próprio volume da tumoração em si pode ser um problema na hora de usar calçados. Isso é uma verdade frequente no consultório principalmente para mulheres, que podem se sentir incapazes de usar sandálias e saltos mais afetados devido ao cisto.

Cirurgia de cisto sinovial no pé

O tratamento do cisto sinovial poderá ser feito de três formas distintas.

Primeiramente o especialista poderá oferecer o tratamento expectante, onde é orientado ao paciente que o tumor é benigno, não sendo portanto um câncer, podendo o paciente “conviver” com os cisto sem repercussões sérias.

Na segunda opção, caso o paciente queria fazer a retirada desse cisto, é indicada a aspiração do tumor benigno com a infiltração de corticoide dentro deste. Apesar deste ser um procedimento muito simples, realizado em consultório, ele possui alta taxa de recorrência, ou seja, não é garantido que esse seja um tratamento definitivo.

A terceira opção seria o tratamento mais efetivo que é o cirúrgico, sendo dividido em cirúrgico Artroscópico (feito por vídeo) e cirúrgico aberto, realizado com corte na pele. Ambas as cirurgias exibem altas taxas de sucesso com taxas de recidiva relativamente baixas, conseguindo oferecer ao paciente grande melhora nos sintomas. A cirurgia artroscópica possui o benefício de proporcionar bons resultados com pequenos cortes, com o intuito de proporcionar uma reabilitação mais acelerada ao paciente.

Se tiver mais dúvidas sobre esse tema, entre em contato ou agende sua consulta.

Compartilhe esse blog

veja mais conteúdo: