O que é a síndrome da banda iliotibial? Um guia explicativo

Guia

o que é a síndrome da Banda Iliotibial?

A síndrome da Banda Iliotibial é uma dor relacionada ao trato iliotibial. Esse trato é uma estrutura localizada na parte externa da coxa, formado pelo tensor da Fáscia Lata (músculo que se origina no Trocânter Maior), localizado na lateral do quadril, e se insere no Tubérculo de Gerdy localizado no joelho. Sendo assim, origina-se a Fáscia Lata ou Banda Iliotibial, origina-se desde o osso do ílio na bacia até a tíbia, sendo uma estrutura biarticular.

Essa é uma estrutura que é frequentemente tencionada em corredores e pode gerar dores em duas localizações. A mais comum é na região da lateral do joelho (na parte de fora), e também na lateral no quadril, chamada de Banda Iliotibial Proximal.

Dor na Banda Iliotibial o que é essa síndrome
imagem de dor na Banda Iliotibial Proximal.

Tensor da fáscia lata inflamado

O tensor da fascia lata é o músculo que esta acima da banda iliotibial. A sua inflamação, sentida pelos pacientes como uma sensação de dor, se refere a mesma doencá que a sindrome da banda iliotibial.

Sintomas

Os sintomas geralmente relatados são dores na parte lateral do joelho e quadril, tendo seu início em treinos em que é realizado um esforço físico maior, com mais intensidade e volume.

Contudo, conforme a doença vai se agravando, a síndrome estará presente em corridas curtas ou lentas e até mesmo em uma simples caminhada.

Os corredores costuma “brincar” que quem realmente corre ou já teve ou ainda vai ter esse tipo de dor, pois ela é uma das dores mais frequente nos joelhos dos corredores.

Dor no tensor da fascia lata

Lembre-se: no tensor da facia lata é o mesmo que dor na banda iliotibial.

Diagnóstico

O diagnóstico da síndrome da banda iliotibial é clínico. Ele deve ser feito baseado na anamnese e no exame físico. O que ajuda muito o Ortopedista no diagnóstico é a dor bem localizada na própria banda iliotibial na palpação, seja na sua inserção na tibial ou mais proximalmente.

Exames de imagem são raramente necessários e eles estão indicados somente em situações nas quais há dúvida diagnóstica ou no qual há falha do tratamento conservador. Nesses casos, o exame de escolha é a ressonância magnética, que consegue detalhar a inflamação relacionada a essa estrutura ou indicar outros diagnósticos diferenciais.

Tratamento para a síndrome da Banda Iliotibial

O que e Banda Iliotibial o que é essa síndrome
imagem de uma infiltração no joelho

Após o diagnóstico, o tratamento será feito de forma individual, ou seja, focado para cada atleta de maneira multidisciplinar, envolvendo vários pontos a serem observados.

Ainda assim, os possíveis tratamentos são:

  • Treinamento: Podendo ser interrompido ou reduzido, dependendo da gravidade dos sintomas;
  • Analgesia local: Utilização de anti-inflamatórios, corticoides, emplastros medicamentosos, pomadas, cremes e etc.
  • Medidas locais: Técnica de liberação miofascial auxiliando na diminuição da tensão da parte lesionada, microagulhamento local e massagens;
  • Medidas fisioterapêuticas: Incluirá a ação de medidas locais juntamente com a correção do gesto postural da corrida, e identificação de outros parâmetros biomecânicos como rigidez do quadril, e alterações posturais dos membros inferiores, que podem contribuir para o surgimento dessa síndrome;
  • Poderá ser utilizada as terapias de ondas de choque e alguns tipos de infiltrações a depender de cada caso;
  • Higiene da corrida: Com o objetivo de recuperação da inflamação dessa banda, é feita uma técnica de liberação, alongamentos antes da corrida, aquecimento e desaquecimento no final, e dispositivos anti-iflamatórios como o gelo, por exemplo.

É muito importante dizer que o tratamento da síndrome da banda iliotibial demanda paciência do corredor e aderência ao tratamento proposto. São muitas coisas disponíveis a se fazer e somente a união delas trará beneficio clinico e a volta as corridas de forma prazerosa e sem dor!

Exercícios para a Banda Iliotibial

Os exercícios para a Banda Iliotibial consistem em exercícios de mobilidade do quadril e joelho, bem como exercícios de alongamentos estáticos e dinâmicos para a banda e para a musculatura do quadril como um todo. Exercícios de fortalecimento, principalmente da musculatura glútea, rotadores externos e core abdominal são também fundamentais..

Sobre Banda Iliotibial o que é essa síndrome
Exercícios para o joelho

Se tiver mais dúvidas sobre esse tema, entre em contato ou agende sua consulta.

Compartilhe esse blog

veja mais conteúdo:

Cirurgias

Articulação do Pé: Quando é Necessário Realizar uma Intervenção Cirúrgica?

Descubra as condições que podem exigir cirurgia na articulação do pé, as doenças mais graves associadas a essa região e os tratamentos recomendados antes de optar por uma intervenção cirúrgica. Saiba também a importância de consultar um ortopedista especialista em pé e tornozelo para avaliação e orientação adequadas.